DISTOPIAS PIORES QUE A ATUAL SITUAÇÃO BRASILEIRA



 " olhando pro planeta terra -hoje- não há nenhum outro país cuja a situação esteja mais catastrófica do que o do povo brasileiro."

Foi aí então, que resolvi apelar para a ficção literária e trazer universos que estejam piores que os nossos. Essas obras foram adaptadas ao cinema ou séries de tv. Porém esta autora faz parte daquela parcela chata da população que continua a acreditar que os livros sempre serão melhores do que suas respectivas adaptações.

chata né! mas pior do que eu foi a adaptação de DEATH NOTE!

MAS O QUE É DISTOPIA?  em definição: "lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação; representação ou descrição de uma organização social futura caraterizada por condições de vida insuportáveis, com objetivo de criticar tendências da sociedade atual."




Da autora  Margaret Atwood o livro foi publicado em 1985, no Brasil ele é distribuído pela editora ROCCO.

Um dos melhores romances distopicos modernos, já que, ele realmente não apela pro romantismo, você entra na história sem qualquer esperança de que a protagonista (e qualquer mulher que participe da história) será salva pelo amor verdadeiro, sobretudo se ele for um homem.

No geral a trama se passa nos Estados Unidos (😑)  ou no que fora o USA e agora é a republica de GILEAD uma organização teocrática que baseia suas leis no velho testamento, e divide as mulheres em castas, proibindo as de lê ou de ter quaisquer direito sobre seus corpos. As aias são mulheres férteis que uma vez ao mês são estupradas em uma cerimônia para gerar filhos aos comandantes.                              O livro é narrado por June (of-fred que em tradução seria 'do Fred' já que as aias perdem seus nomes e acabam ganhando os de seus comandantes), ela conta sua história; de como era a vida antes, de como foi pega, do treinamento até se torna uma aia.

A série



Lembram o que eu disse sobre adaptações serem normalmente "péssimas"? Então a série 'O conto da aia' é a exceção a regra. 

Uma produção da HULU, e exibida pelo PRIMER VIDEO

Não vou explicar como o livro termina, mas posso dizer que ele deixa uma grade lacuna que a série acaba dando continuidade, mostrando todo o desfecho da narrativa da June, além de explorar mais de Gilead mostrando toda a sua extensão e de como essa republica conquistou poder e é claro de como a June está tentando acabar com o sistema. 

Com 4 temporadas a série já ganhou diversos prêmios. e em 2019 a autora publicou uma continuação do livro  intitulado "OS TESTAMENTOS".



Da autora Suzanne Collins o primeiro livro foi publicado em 2010 pela editora ROCCO, no Brasil.

Apesar do livro forçar um triangulo amoroso totalmente desnecessário, tanto para a trama, quanto para a protagonista. O livro não deixa de ser excelente em mostra até onde vai a crueldade humana e de como os reality shows  podem realmente alienar populações inteiras.

Também nos Estados Unidos, só que agora se chama PANEM um pais dividido em 12 distritos que trabalham em condições análogas a escravidão, por conta de uma rebelião agora os distrito são forçados a mandar 2 tributos, cada um,  para uma arena onde eles deverão lutar até a morte em um reality transmitido ao vivo.

 O primeiro livro ocorre durante a 74° edição dos jogos em que KATNISS se oferece no lugar de sua irmã para entrar na arena, ao longo da trama a protagonista acaba burlando o sistema e chama atenção tanto do presidente, quanto dos lideres rebeldes que querem destruir o sistema. 

Já no segundo ela volta à arena junto aos outros vencedores dos jogos para a 75° edição dos jogos e o 3° massacre quaternário. o desfecho de toda essa trama... bem você terá de ler pra saber, afinal isso daqui não é um resumo!  


A saga de filmes




Além daquelas "pequenas" mudanças na narrativa que os diretores de cinema fazem que deixam os fãs loucos, e da forçação de barra pra saber com quem a protagonista ira ficar a saga consegue ser uma boa adaptação. Cinéfilo ou não todos conhecem bem a saga de filmes

Jogos vorazes 2012

Em chamas 2013

A esperança parte I 2014

A esperança parte II 2015

EM FIM, 

É  importante lembrar que apesar dessas obras mostrarem situações piores que as nossas, isso não mudará a nossa realidade enquanto brasileiros. Façamo-nos a parte que nos cabe, respeite a quarentena ou você realmente não poderá ser alguém na vida. 

<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-5127133616526938"

     crossorigin="anonymous"></script>

<ins class="adsbygoogle"

     style="display:block"

     data-ad-format="fluid"

     data-ad-layout-key="-6q+dp-1s-4j+ov"

     data-ad-client="ca-pub-5127133616526938"

     data-ad-slot="9149824376"></ins>

<script>

     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

</script>


Comentários

Anthony disse…
Estou adorando os temas abordados, continue assim tô amando!!
Gaby disse…
Cada vez melhor ❤️❤️❤️☺️
GOSTOU DO POST? não se esqueça de comentar sua opinião, e compartilhar com seus amigos!
qual dessas distopias está pior de se viver do que o Brasil?
você já havia lido ou assistido essas ou outras distopias?
Anônimo disse…
Legal que eu posso usar eles na redação ❤️❤️❤️
Anônimo disse…
Você é perfeita, apenas ❤️
Anônimo disse…
Nem preciso dizer nada, por si só tá perfeito.
Manoel disse…
😍😍❤❤❤❤
Anônimo disse…
Deverás interessante o assunto abordado muito Bem!!!
Anônimo disse…
Perfeitaaaa arrasou❤❤❤❤
Anônimo disse…
💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕